Papa Francisco nomeia Dom Jailton Lino como novo bispo de Itabuna
A Diocese de Itabuna abrange 18 municípios e tem papel fundamental na vida religiosa e social da região.
O Papa Francisco oficializou, nesta terça-feira (25), a nomeação de Dom Jailton de Oliveira Lino como novo bispo da Diocese de Itabuna. Antes da nomeação, ele já atuava como administrador apostólico interino da região desde outubro de 2024, após a renúncia de Dom Carlos Alberto dos Santos.
Dom Jailton, que anteriormente comandava a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas, nasceu em Feira de Santana (BA) em 1965 e tem formação em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Religioso da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, foi ordenado sacerdote em 1988 e bispo em 2018.
RENÚNCIA DO BISPO ANTERIOR

A renúncia de Dom Carlos foi aceita pelo Papa Francisco e anunciada pela Nunciatura Apostólica no Brasil. Embora o motivo da decisão não tenha sido informado oficialmente, Dom Carlos enfrentava questões judiciais relacionadas a supostos pagamentos irregulares do governo de Sergipe, além de problemas de saúde nos últimos anos.
Em carta à comunidade católica de Itabuna e região, Dom Jailton agradeceu os serviços prestados pelo bispo emérito e pediu orações por ele. O novo bispo também garantiu a manutenção das atividades e funções diocesanas.
A Diocese de Itabuna abrange 18 municípios e tem papel fundamental na vida religiosa e social da região.