A Polícia Federal , em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, nesta quarta-feira (12), uma operação contra supostas fraudes praticadas utilizando títulos públicos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em sete estados, entre eles a Bahia.
Já foram identificadas 20 faculdades que teriam se beneficiado com as fraudes. A lista com os nomes das instituições não foi divulgada.
Os envolvidos inseriram, no sistema utilizado pela União, dados falsos, que acabavam levando o governo federal a recomprar títulos públicos do Fies, injetando dinheiro em instituições que, na verdade, não cumpriam os requisitos mínimos.
Há também casos de suspeitos que cadastraram financiamentos estudantis fora do prazo regimental, beneficiando estudantes de modo individual.
Foram mobilizados 77 policiais e ainda expedida uma ordem de bloqueio de bens no valor total de cerca de R$21 milhões, montante estimado de prejuízos causados à União com as fraudes. Segundo estimativa da CGU, os valores já apurados pagariam integralmente a formação de pelo menos 50 alunos em cursos de cinco anos.
Fonte:Metro1
Deixe um comentário