Um polo de educação à distância da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb) foi aberto dentro do Conjunto Penal de Itabuna. A inauguração ocorreu na terça-feira (30). No total, 29 internos aprovados vão assistir as aulas dentro do presídio. 

Os 29 internos do Conjunto Penal de Itabuna foram aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU), utilizando os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2022). Não há informações sobre quais cursos serão ofertados, nem detalhes sobre como serão ministradas as aulas. Segundo a instituição, essa é a primeira vez que um polo EAD é aberto em um presídio no estado.

Segundo informações da Socializa, empresa que administra o presídio em regime de cogestão, Itabuna possui uma população carcerária de 846 custodiados, sendo 527 em regime fechado, 202 em provisório e 117 em semiaberto. 

Dentro da unidade funcionam duas escolas públicas de ensino fundamental (estado e município). O relatório do setor pedagógico da empresa que administra a unidade aponta que 63% dos internos estão matriculados na escola regular, e 45% participam de projetos para remição de pena através da leitura.

Um dos projetos ofertados pela Secretaria de Administração penitenciária (Seap) e operacionalizado pela Socializa, é o Asas da Imaginação, que tem a participação de 354 custodiados.  As informações são do g1 Bahia.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.