O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), recebeu um grupo de representantes das famílias desabrigadas que aguardam imóveis, depois de cadastradas ao final da enchente de 2021. O encontro foi no Gabinete do Centro Administrativo Firmino Alves, na manhã de ontem, dia 28, após protestos intensos na BR-415.

No encontro, o Chefe do Executivo confirmou que já encaminhou Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, em caráter de urgência, para manutenção do auxílio aluguel às famílias beneficiárias. Além disso, se comprometeu em elevar o valor de R$ 485 para R$ 500.

Na madrugada de ontem, terça-feira(28), os moradores do Bairro Maria Matos, conhecido como Rua de Palha, interditaram a BR-415, na rodovia Itabuna a Itapé. Entre as reivindicações dos manifestantes estavam, o retorno do Auxílio Aluguel e a entrega de imóveis que seriam construídos para as famílias desabrigadas após a enchente que atingiu Itabuna em dezembro de 2021. O protesto começou durante a madrugada,  por volta das 4 horas e perdurou até o início da tarde de ontem, causando um grande engarrafamento na BR. 

O prefeito também reafirmou que as famílias não terão perdas financeiras, pois será paga a parcela retroativa referente ao mês de janeiro do corrente ano que preencham os requisitos constantes do Art. 1º do Projeto de Lei nº 011/2023. A Lei anterior contemplou o pagamento do auxílio aluguel durante 12 meses.

Além do Auxílio  Aluguel também foi posto à mesa a questão das construções de imóveis para essas famílias. “Essas famílias serão contempladas com novos imóveis que serão construídos em parceria com os governos federal e estadual, cujo processo já está em andamento”. disse o Chefe do Executivo.

O prefeito salientou que só pode liberar o recurso financeiro para as famílias, após aprovação do projeto de lei pela Câmara Municipal que de acordo com a agenda oficial estava previsto para acontecer na  terça-feira, dia 28, às 9h onde o prefeito estaria reunido com a comissão.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.