Prefeitura de Itabuna 2
Prefeitura de Itajuípe

Prefeitura de Itabuna apresenta dados sobre o cumprimento das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2024

0 73

A Prefeitura de Itabuna e a Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Vereadores realizaram audiência pública nesta quinta-feira, dia 20, para a apresentação de dados sobre o cumprimento das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2024. “A execução orçamentária do ano passado foi a melhor se comparada aos três anos anteriores, apesar de não apresentar se ter um déficit em valor orçado”, disse o consultor Robson Pestana, da ECONTAP.

Segundo ele, “tanto a execução quanto a arrecadação foram melhores, tendo o município aplicado na Educação 30,90%% (5% a mais do mínimo exigido), 15,56%, na Saúde (acima de 0,56%), cumprindo a meta do resultado da despesa com pessoal que fixou em 49,96% (abaixo do limite prudencial de 54%) e o FUNDEB aplicou 79,15%, quando o previsto em lei será o mínimo de 70%”, disse.

“Quanto ao endividamento, o município teria até 120% da receita corrente líquida (RCL), mas esse limite atualmente está abaixo de 30%. Posso dizer que a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) é exitosa, cumpriu tudo o que determinam a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, a gestão é comprometida, com uma preocupação muito grande de cumprir tudo o que determina a Lei”, afirmou o consultor.

O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento, Josué Brandão Júnior, destacou o fato de a audiência pública ser um importante instrumento de prestação de contas à população como dispõe a LRF 101/2000, inclusive contando com a maioria dos vereadores, sindicalistas e líderes comunitários. “O comprometimento da atual gestão é em realizar, fazer entregas, compromisso e responsabilidade e cumprir com a legislação”, disse.

“Parabenizo a gestão do prefeito Augusto Castro e aos técnicos da Secretaria de Fazenda e Orçamento e à consultoria. Todos sabemos que a fiscalização da aplicação das verbas públicas não compete somente aos vereadores, mas também aos tribunais de contas da União, Estado e dos Municípios. Aqui vimos que Itabuna observou e cumpriu os investimentos programados e os índices fiscais previstos na legislação”, declarou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Manoel Porfírio, abriu a audiência pública saudando os participantes, a exemplo da Contadora-Geral do Município, Edivânia de Jesus, o Controlador-Geral Antenor Tupinambá, e o supervisor da Secretaria de Fazenda e Orçamento, João Pereira Xavier Neto. A sessão especial teve a coordenação do presidente da Comissão de Finanças, Orçamentos, Tributos e Contas do Legislativo, vereador Luiz Alberto do Nascimento Roza (Luizinho da Saúde).

Também fizeram intervenções com elogios à transparência na apresentação de dados da execução orçamentária de 2024, os vereadores José Alberto Lima Filho (PSB), Eldon Almeida dos Santos (Avante) e o Líder do Governo na Câmara Ronaldo Geraldo dos Santos (Republicanos).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.