Profissionais da enfermagem realizaram protestos, nesta quinta-feira (29), em Itabuna. O ato integra uma mobilização nacional em defesa da implementação da lei que estabelece o piso salarial da categoria, e prevê paralisação de 12 horas das atividades.
O grupo se reuniu em frente a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A categoria informou que os serviços nas CTI/UTI foram mantidos com 100% dos profissionais, assim como o atendimento aos pacientes que fazem hemodiálise. Foi mantido o efetivo de 50% dos profissionais na assistência aos pacientes nas unidades hospitalares.
A Lei 14.434/2022 instituiu o Piso Salarial da Enfermagem para auxiliares, técnicos de enfermagem, enfermeiros e parteiras, no mês de agosto do ano passado. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), buscando impedir a aplicação do reajuste.
A entidade questiona a validade da medida, por entender que a fixação de um salário-base para a categoria terá impactos nas contas de unidades de saúde particulares pelo país e nas contas públicas de estados e municípios. A ação foi acatada pelo órgão no início de setembro, gerando protestos de trabalhadores em todo o Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Deixe um comentário