Prefeitura de Itabuna 2
Prefeitura de Itajuípe

Rede de Frio já vacinou 40 % da população de Itabuna contra a Influenza

0 56

Para a Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna, o índice de 40 por cento na vacinação contra o vírus Influenza (gripe) ainda é baixo, já que o objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 90% da população. No entanto, nesta segunda-feira, dia 5, a vacina foi estendida para toda as pessoas a partir dos seis meses de vida e está sendo oferecida nas Unidades Básicas e de Saúde da Família.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que protege contra gripe comum e H1N1, deveria terminar no dia 9, mas o Governo Federal resolveu estender a imunização. “É importante que todas as pessoas tomem essa vacina, pois, além de proteger contra a gripe, ela ajuda a reduzir a quantidade de pessoas nos leitos de UTI”, alerta Camila Brito, coordenadora municipal de Imunização.

Camila Brito acredita que a procura ainda esteja baixa por conta da Covid-19, que tem deixado muitas pessoas isoladas. “No ano passado sem a vacinação contra o novo coronavírus a adesão já foi fraca”, lamenta. Ela lembrou que a vacina contra Influenza está sendo aplicada nas UBS e USF de segunda a sexta-feira. Quem já teve Covid-19 só pode tomar a dose contra o vírus Influenza, depois de 28 dias.

Desta segunda-feira, dia 5, até sexta-feira, dia 9, das 8 às 11 horas, prossegue a vacinação para os grupos prioritários. São vacinados idosos acima de 60 anos, professores, profissionais de saúde da rede pública ou particular, crianças de seis meses a menores de 6 anos e gestantes e puérperas.

Ainda, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente (física, auditiva, visual e mental), trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e/ou caminhoneiros, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, funcionários e população do sistema de privação de liberdade; e jovens em medidas socioeducativas.

A documentação exigida é o RG, CPF ou Cartão do SUS, comprovante de residência em nome próprio. Aos profissionais, é necessária a apresentação da Carteira de Trabalho ou crachá. E das pessoas com deficiência, será necessário o relatório ou receita médica atualizada (seis meses) com CID.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.