Prefeitura de Itabuna 2
Prefeitura de Itajuípe

Russa deve aprovar vacina contra Covid-19 versão dose única da Sputink até maio

0 51

A Rússia deve aprovar a vacina Sputnik Light contra a Covid-19 já neste mês de maio e deve produzir 30 milhões de doses até o final do ano. A vacina é uma versão da Sputnik V aplicada apenas uma vez para garantir a imunização contra o coronavírus. O anúncio foi feito pelo governo da Rússia nesta quarta-feira (21).

O ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov, fez o anúncio depois que o presidente Vladimir Putin fez um discurso de estado à nação em que pediu aos russos que se vacinassem contra o novo coronavírus e disse que queria que a Rússia alcançasse imunidade coletiva contra a Covid-19 até o outono.

Em março, a Rússia concluiu os testes clínicos da vacina de dose única e o Ministério da Saúde recebeu o pedido de registro formal. A Sputnik Light é apresentada como uma possível solução temporária para ajudar os países com altas taxas de infecção a acelerar as campanhas de imunização. Moscou informou que sua vacina de duas doses continuará sendo a principal versão usada na Rússia.

A vacina é desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya e utiliza uma tecnologia baseada em adenovírus humano, assim como a fórmula original da Sputnik V. A eficácia da nova versão é menor e pode alcançar 85% em alguns casos, e menos em outros.

No Brasil, a versão original da Sputnik V ainda não recebeu autorização para uso. Até o momento, o Ministério da Saúde fechou acordo para o fornecimento de 10 milhões de doses da Sputnik V, enquanto o Consórcio Nordeste, que reúne governadores da região, anunciou parceria para receber 37 milhões de doses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.