Prefeitura de Itabuna 2
Prefeitura de Itajuípe

Saiba quem era Luís Leite, médico investigado por injúria racial encontrado morto em casa semanas após deixar prisão

0 99

Investigado por cometer injúria racial contra uma auditora que representava a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o médico obstetra Luís Leite foi encontrado morto na quinta-feira(21), dentro da casa onde morava, no condomínio Jardim das Hortências, em Itabuna.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) confirmou o óbito no local e acionou o Departamento de Polícia Técnica para a remoção do corpo. Inicialmente a morte do médico levantou suspeitas, já que uma quantidade considerável de medicamentos foi encontrada em seu quarto. Contudo, a perícia constatou que o médico morreu de causas naturais, devido a uma   insuficiência respiratória, congestão e tromboembolismo pulmonar.

Foto: VerdinhoItabuna

Luiz tinha conseguido um habeas corpus há pouco mais de duas semanas e teve direito a recorrer em liberdade. Anteriormente ele estava preso no Conjunto Penal de Itabuna desde o dia 24 de outubro deste ano.

Entenda o caso

O caso aconteceu no dia 21 de fevereiro deste ano. Na denúncia, a auditora, que é uma mulher negra, disse que o obstetra falou que ela era bonita por ter “sangue branco”.

O caso aconteceu durante uma auditoria na Maternidade Otaciana Pinto, onde o médico estava de plantão. “A vítima diz que trata-se de uma frase racista, ela estava no hospital quando foi abordada por esse médico, elogiando a cor da pele e afirmando que se ela tem uma pele bonita é porque ela tem sangue de branco”, disse a delegada Lisdeili Nobre, que investiga o caso.

Ele chegou a ser preso, na ocasião. No entanto, pagou fiança de R$ 14,1 mil — aproximadamente 10 salários mínimos — e foi solto dias depois. O médico voltou a ser preso somente meses depois, em 25 de novembro, após a decisão da Justiça. Ele voltou a ser solto pouco tempo depois, em 5 de novembro.

Por meio de advogados, o médico negou o crime desde o início das investigações. Segundo a defesa, Luís havia feito um “elogio”.

De acordo com os advogados do médico, o sepultamento vai ocorrer em Salvador, cidade natal do médico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.