
A Santa Casa de Itabuna emitiu na manhã de hoje, segunda-feira(10), um comunicado reforçando o respeito da instituição com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD-13709/2018). No comunicado, a instituição reforça que ”não repassa, por telefone, informações de usuários dos serviços disponibilizados por esta instituição, em suas unidades hospitalares”.
Além disso, a instituição reforçou que “os dados sobre o estado de saúde de pacientes, por exemplo, somente podem ser fornecidos à pessoa cadastrada no sistema como responsável pelo acompanhamento”.
A Santa Casa não informou se a emissão do comunicado foi motivada por alguma tentativa de golpe aproveitando-se do nome da instituição. Mas ressaltou que a Santa Casa também não faz tratativas, via telefone, com paciente ou seu familiar.
“Suspeite sempre e não caia em golpe quando, por ventura, alguém fizer contato solicitando transferências bancárias, Pix ou indicando qualquer outra forma de pagamento para cobertura de supostas despesas por serviços prestados”, alerta o comunicado.
“A instituição ressalta que todas as tratativas sobre prestação de serviços são feitas diretamente nos setores específicos dos hospitais. Além disso, pede aos familiares que fiquem atentos para evitar que informações importantes sobre o paciente caiam nas mãos de terceiros. Qualquer dúvida, dirija-se diretamente à unidade hospitalar e fale com quem é responsável pelo setor”, conclui o comunicado emitido pela instituição.