Secretária da SIURB esclarece prazo de entregas de obras em Itabuna

Em entrevista ao programa Conexão Morena da rádio Morena FM, desta terça-feira(30), a Secretária de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, Sonia Fontes, deu detalhes sobre algumas obras que estão em andamento no município. A secretaria esclareceu o atraso na entrega da feira livre do bairro São Caetano, e também informou sobre a requalificação das praças em alguns bairros do município.

FEIRA LIVRE DO SÃO CAETANO 

A secretaria informou que de acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), responsável pela obra, o prazo de entrega do equipamento público está previsto para o mês de julho deste ano.

“Está faltando a pavimentação, que é de piso de alta resistência como em qualquer supermercado, como o atakadão, atakarejo e outros. E a divisão dos boxes. E é isso que está sendo realizado nesta retomada final da obra”, informou a secretaria.

O início das obras da feira livre foi em fevereiro do ano passado, com investimento de cerca de R$12 milhões. E deve atender cerca de 450 comerciantes cadastrados pela Prefeitura.

REQUALIFICAÇÃO DAS PRAÇAS 

Ao todo nove  praças estão em processo de requalificação no município, são elas:  Praça Otávio Mangabeira (Centro), Alvorada (Sarinha Alcântara), Simão Fiterman (São Caetano), Capuchinhos (Conceição), Praça do Trabalho (Pontalzinho), Alegria (Fonseca), Lomanto Jr (Lomanto), Antoninho de Queiroz (Fátima) e Piedade (Califórnia).

De acordo com a secretaria, mais cinco praças ainda estão em processo licitatório para início das obras de requalificação. Entre elas estão as praças Pastor Hélio Lourenço da Silva (Praça do Cacau), Celso Fontes Lima (Góes Calmon). Praça São Pedro (São Pedro) e  Berilo Guimarães (Praça da Ponte) no bairro Mangabinha.

Sobre o prazo de entrega, a secretaria informou que o prazo de entrega está dentro do cronograma e que duas empresas estão trabalhando nas obras.

“A gente sabe que obras de infraestrutura, por mais que as pessoas não queiram entender, tem um problema quando a gente tem um tempo muito chuvoso. Mas o que  a gente faz, a gente faz com que a empresa recupere o tempo perdido. Tem empresas que estão trabalhando dia de sábado para recuperar, e se possível eles vão trabalhar sábado, domingo, mas  e querem dar no prazo no qual foram contratados”, disse a titular da Secretaria de  Infraestrutura e Urbanismo.

OUTRAS OBRAS 

Durante a entrevista, Sonia Fontes também comentou sobre a ponte de Itamaracá, localizada no bairro Ferradas. E também sobre a licitação de uma nova ponte na área central da cidade.

“A ponte nova e o novo vetor de circulação de mobilidade que a cidade já demanda, e que vai precisar. O viaduto já é um débito […] O vetor sudoeste que vai do final da Av. Princesa Isabel para BR-101, ali tem um vazio urbano que nós precisamos estruturar porque é o futuro da cidade. Se não, ela vai continuar crescendo favelizada. A gente precisa que em alguns lugares a gente chegue com infraestrutura antes do avanço e crescimento urbano“, ressaltou.

Sobre a ponte de Itamaracá, Sonia informou sobre os entraves municipais para realização da obra.

“Quem vai executar é o governo do estado, porque esta ponte faz parte de uma BA, ali não é uma obra do município. E esta obra está garantida, como está garantida as entradas da cidade”, disse.

Ela ainda ressaltou que o prefeito Augusto Castro já solicitou ao governo do estado uma nova ponte para a região de Itamaracá, e que um novo projeto para a obra já está em andamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.