A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna emitiu um alerta sobre os baixos registros de vacinação de adolescentes de 10 a 14 anos com a 2ª dose da vacina contra a dengue. No comunicado a secretaria ressaltou que a segunda dose do imunizante contra dengue deve ser administrada dentro do intervalo previsto que é de 90 dias.
“O chamamento é para que pais e responsáveis fiquem atentos aos prazos”, advertiu a coordenadora Camila Brito. “Estamos com altas temperaturas nos dias iniciais da primavera e logo chega o verão. Todos sabemos que a dengue arbovirose é extremamente preocupante. Tivemos em anos anteriores situações críticas no município. Estamos oferecendo um imunizante que tem alto índice médio de resposta imunológica. Então, pais e tutores devem ficar cientes que os filhos estarão protegidos devidamente com as duas doses da vacina”, comentou.
Itabuna tem um número estimado de 15 mil crianças e adolescentes a serem vacinadas. No último levantamento divulgado pela pasta mostra que apenas 1.223 receberam a dose do imunizante.
O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, realizado em julho deste ano, apontou índice de infestação de 0,68% do mosquito Aedes aegypti. O Ministério da Saúde orienta que o índice aceitável para o controle de infestação seja de até 1.0%, ou seja, 1% dos imóveis da cidade.
Leave a Reply