Prefeitura de Itabuna 2
Prefeitura de Itajuípe

Servidores da SESAB protestam na BR-415 trecho Ilhéus-Itabuna

0 47

Na manhã desta quarta-feira(21),  servidores da Secretaria da Saúde da Bahia(SESAB) interditaram a BR-415 na frente do Hospital Costa do Cacau no trecho Ilhéus-Itabuna. O protesto ocorreu em adesão ao movimento estadual da categoria, que decretou a paralisação parcial dos servidores da SESAB em todo o estado, que já dura 72 horas.

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde) informou que o objetivo da paralisação é lutar contra a proposta de reajuste salarial de 4%, dada pelo governo do estado, dividida em duas parcelas e sem retroativos. Já a categoria propõe um aumento de pelo menos 10%.

De acordo com o SindSaúde, além do reajuste nos salários os servidores também reivindicam:

  • Discussão do PCCV para o grupo ocupacional saúde e grupo ocupacional técnicos administrativos que atuam na saúde;  
  • Retorno do adicional de insalubridade a todos os trabalhadores cobertos pela decisão judicial; incorporação da gratificação de incentivo ao desempenho (GID) ao salário base;  
  • Realização de concurso público para restituir o quadro de trabalhadores do SUS estadual;  
  • Restituição dos percentuais dos processos de promoção na carreira. 

 O Governo da Bahia enviou à Assembleia do Estado proposta de reajuste salarial linear de 4% para o funcionalismo, dividido em quatro vezes, retroativo a maio deste ano (sindicatos cobram pagamento retroativo até a data-base, 1º de janeiro). A matéria iria à votação ontem (21), mas foi adiada para a próxima terça (28), a pedido do Governo, sob protesto dos servidores que assistiam à sessão. Representantes do Estado e dos trabalhadores iniciaram hoje nova rodada de negociação.

De acordo com os sindicatos, de 2015 a 2023, a inflação reduziu em 33% o poder de compra do funcionalismo baiano. Além da paralisação de 72h, os trabalhadores aprovaram indicativo de greve.

PISTA LIBERADA

Por volta das 9:30 da manhã de quarta-feira a Polícia Militar negociou a liberação da pista, e os manifestantes concordaram em se concentrar no acostamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.