A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), confirmou que a Bahia atingiu a triste marca de 40 óbitos em decorrência da dengue, desde o início deste ano.
Os três últimos óbitos foram confirmados na quarta-feira(17), e são de residentes de Vitória da Conquista e Barra do Choça, no centro sul do estado, e de Várzea Nova, no centro norte da Bahia.
Após as novas confirmações, ao todo os municípios que registraram mortes por dengue foram: Vitória da Conquista (9), Jacaraci (4), Feira de Santana (3), Juazeiro (3), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (2), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Coaraci (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estevão (1), Seabra (1) e Várzea Nova (1).
Apesar do aumento no número de mortes pela doença, a Sesab informou que a Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional. A Sesab já havia indicado, na segunda-feira(15), um aumento de 667% nos casos da doença em 2024. Até o dia 13 de abril, foram notificados 134.953 casos prováveis da doença, em comparação com os 17.595 casos registrados no mesmo período de 2023.
Ainda na segunda-feira(15), durante a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), o município de Vitória da Conquista foi citado como o caso mais preocupante. “Vitória da Conquista lidera o número de casos prováveis e mortes da doença na Bahia. Hoje o município tem o triplo de casos de Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana. São 21.099 casos e 8 mortes confirmadas por Dengue, isso sem contar as 2.378 notificações de Chikungunya e 1.123 de Zika”, afirma o subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa.
ITABUNA
Em Itabuna, a Secretaria de Saúde enfrenta uma baixa adesão à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Dengue. De acordo com a secretaria, nem 10% do público alvo da campanha foi alcançado. No município existe um número estimado em 15 mil crianças e adolescentes a serem vacinadas. Até o momento, apenas 1.223 receberam a dose do imunizante.
De acordo com a coordenadora da Rede Frio, enfermeira Camila Brito, o objetivo é imunizar crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. “Estamos falando de uma doença grave, epidêmica e que pode levar à morte. Então, deixo o alerta aos pais e responsáveis porque se trata de um imunizante extremamente seguro e que na iminência de qualquer circunstância, o município estará apto a manejar essas reações e dar todo suporte para a família e a criança que foi devidamente imunizada”, ressaltou enfermeira Camila Brito.
Nesta quarta-feira(17), das 16 às 20 horas, vai acontecer mais uma ação noturna da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Dengue. Esta ação acontecerá na sede provisória da Rede Frio que atualmente funciona na antiga base do SAMU-192, na Rua Nações Unidas, Centro.
Para receber a dose da vacina é preciso que a criança ou adolescente esteja acompanhado dos pais ou responsável e apresente Cartão de Vacina, RG e CPF. “É importante lembrar que pessoas que tiveram dengue recentemente só podem ser vacinadas num intervalo de seis meses”, orientou a coordenadora da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde.
Leave a Reply