Um grupo de indígenas fez um protesto contra o Projeto de Lei 490/2007, conhecido como marco temporal, e bloqueou um trecho BA-001, em Olivença, na terça-feira (30). Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, a manifestação começou por volta das 14h e foi finalizada às 20h.

Durante as seis horas de manifestação, os indígenas liberaram a pista a cada uma hora, para que os veículos pudessem passar. Houve também manifestação na BR-101, em Camacan, onde a rodovia ficou interditada por três horas seguidas durante essa terça-feira.

A manifestação foi uma ação contrária à nova  PL que foi aprovada na  Câmara dos deputados, na noite de ontem terça-feira(30).  O novo marco temporal, projeto que muda o sistema de delimitação de terras indígenas, prevê que os povos indígenas tenham direito apenas às terras que já eram tradicionalmente ocupadas por eles no dia da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

Permitindo que a união estabeleça atividades econômicas em outros locais ocupados pelos  povos originários após a promulgação da Constituição Federal.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.