Prefeitura de Itabuna 2
Prefeitura de Itajuípe

Ubaitaba: Guarda Municipal e detectores de metais na frente da escola já está em vigor em escola do município

0 31
Foto: ReproduçãoTV/ Santa Cruz

A Prefeitura de Ubaitaba deu início a determinação, que autoriza  guardas municipais a usarem detectores de metais na frente das escolas. A decisão foi tomada na terça-feira (11), após reunião que contou com a presença do  prefeito em exercício, Ismaile Mota (PDT), da secretária de Educação, Gilmara Araújo, e do Chefe da Guarda Municipal, Rodrigo Silva.

A medida, inicialmente, foi implantada como teste no Centro Educacional Ubaitabense (CEU), que tem 669 alunos do 6º ao 9° ano e do ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Nós implantamos na terça-feira, depois da reunião que tivemos com o executivo municipal, no sentido de intensificar a segurança nas escolas. Como projeto piloto, nós escolhemos a escola do fundamental dois, que é a maior que tem na rede e que tem alunos adolescentes”, disse a secretária de Educação do município, Gilmara Araújo Feitosa, em entrevista à TV Santa Cruz.

De acordo com Gilmara, a ação será implementada em outras escolas. “Nós vamos colocar em outras duas que temos na rede: o Colégio Municipal de Faisqueira, que é no distrito, e o Osvaldo Cruz, que também fica aqui no centro”,  disse a secretária. Atualmente  a rede municipal de ensino conta com 25 escolas, segundo dados do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Apesar do uso dos detectores de metais, a secretária afirmou que as escolas já eram unidades seguras.

“A gente queria deixar claro que a escola em si, a rede municipal, já tem um sistema de segurança bem articulado, com porteiros e a gente não permite que outras pessoas entrem no espaço escolar sem autorização. Para o aluno sair da escola, ele precisa da autorização dos pais, então a gente já vem com medidas de segurança para garantir que os pais fiquem tranquilos”.

No sábado (15), a Guarda Municipal de Ubaitaba vai fazer um treinamento com os porteiros de todas as escolas, que devem passar a fazer o trabalho implantado. As escolas também estão fazendo reuniões com os pais para tranquilizar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.