Foto: ReproduçãoTV/ Santa Cruz

A Prefeitura de Ubaitaba deu início a determinação, que autoriza  guardas municipais a usarem detectores de metais na frente das escolas. A decisão foi tomada na terça-feira (11), após reunião que contou com a presença do  prefeito em exercício, Ismaile Mota (PDT), da secretária de Educação, Gilmara Araújo, e do Chefe da Guarda Municipal, Rodrigo Silva.

A medida, inicialmente, foi implantada como teste no Centro Educacional Ubaitabense (CEU), que tem 669 alunos do 6º ao 9° ano e do ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Nós implantamos na terça-feira, depois da reunião que tivemos com o executivo municipal, no sentido de intensificar a segurança nas escolas. Como projeto piloto, nós escolhemos a escola do fundamental dois, que é a maior que tem na rede e que tem alunos adolescentes”, disse a secretária de Educação do município, Gilmara Araújo Feitosa, em entrevista à TV Santa Cruz.

De acordo com Gilmara, a ação será implementada em outras escolas. “Nós vamos colocar em outras duas que temos na rede: o Colégio Municipal de Faisqueira, que é no distrito, e o Osvaldo Cruz, que também fica aqui no centro”,  disse a secretária. Atualmente  a rede municipal de ensino conta com 25 escolas, segundo dados do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Apesar do uso dos detectores de metais, a secretária afirmou que as escolas já eram unidades seguras.

“A gente queria deixar claro que a escola em si, a rede municipal, já tem um sistema de segurança bem articulado, com porteiros e a gente não permite que outras pessoas entrem no espaço escolar sem autorização. Para o aluno sair da escola, ele precisa da autorização dos pais, então a gente já vem com medidas de segurança para garantir que os pais fiquem tranquilos”.

No sábado (15), a Guarda Municipal de Ubaitaba vai fazer um treinamento com os porteiros de todas as escolas, que devem passar a fazer o trabalho implantado. As escolas também estão fazendo reuniões com os pais para tranquilizar.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.