Cidades do sul e extremo sul da Bahia estão em alerta por causa do temporal, nesta segunda-feira (26). Entre o sábado (24) e o domingo (25), grandes volumes de chuva foram registrados, além de deslizamentos de terra, alagamentos e aumento do nível do Rio Jucuruçu.
Em Itabuna, o domingo foi de muita preocupação para os moradores, porque o volume de chuva chegou a 32 mm. Apesar disso, segundo a Defesa Civil da cidade, o nível do Rio Cachoeira está abaixando. Nesta segunda, o tempo ficará nublado com possibilidade de chuva isolada.
No município de Ilhéus, a chuva forte acumulou 46 mm de chuvas das 3h às 11h de domingo. Diversas regiões ficaram alagadas, ruas e casas foram tomadas pela chuva. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de pancadas de chuva para esta segunda.
Em Itamaraju, além da chuva isolada, a situação preocupa porque o Rio Jucuruçu – que corta a região – está subindo rapidamente. A cabeceira do rio é abastecida pelos temporais que caem em outras cidades.
Dário Meira, que é uma das cidades que está com decreto de emergência, tem uma das situações mais alarmantes. Da última quinta-feira (22) ao domingo (24) foram 150 mm de chuva. O município está em alerta de chuvas intensas; Esse alerta pode gerar cortes de energia e descargas elétricas, além de queda de galhos de árvores e alagamentos. Até a manhã de terça-feira (27) pode chover mais 50 mm e os ventos ficam entre 40 e 60 km/h. As famílias ribeirinhas ficaram desabrigadas depois que o Rio Gongogi subiu cerca de dois metros, e transbordou no riacho que corta o centro de Dário Meira. Botes foram usados para retirar os moradores das residências.
Mais de 188 mil baianos afetados
Até o domingo (25), a Bahia registrou 188.104 pessoas atingidas pelas chuvas em algumas regiões do estado, segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). Além disso, 1.740 estão desabrigados, 20.262 desalojados e 166.094 foram afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Sete pessoas ficaram feridas e uma morreu. As ocorrências foram registradas em 92 municípios afetados – 69 estão com decreto de situação de emergência.
Confira abaixo todos os municípios afetados:
- Aiquara
- Alagoinhas
- Alcobaça
- Almadina
- Arataca
- Aurelino Leal
- Baixa Grande
- Barra do Choça
- Barra da Estiva
- Barro Preto
- Belo Campo
- Boa Nova
- Brejões
- Buerarema
- Cachoeira
- Canavieiras
- Caravelas
- Cardeal da Silva
- Catu
- Cícero Dantas
- Cipó
- Coaraci
- Dário Meira
- Euclides da Cunha
- Eunápolis
- Fátima
- Firmino Alves
- Floresta Azul
- Gandu
- Guanambi
- Guaratinga
- Ibicaraí
- Ibicuí
- Ibipeba
- Ibirapuã
- Ibotirama
- Iguaí
- Ilhéus
- Inhambupe
- Ipiaú
- Itabuna
- Itaju do Colônia
- Itajuípe
- Itamaraju
- Itambé
- Itanhém
- Itapé
- Itapebi
- Itapetinga
- Itapicuru
- Itaquara
- Itarantim
- Itororó
- Ituaçu
- Jiquiriça
- Jitaúna
- Juazeiro
- Jucuruçu
- Jussari
- Lafaiete Coutinho
- Manoel Vitorino
- Maiquinique
- Maragojipe
- Marcionílio Souza
- Mascote
- Medeiros Neto
- Mirante
- Mutuípe
- Nova Itarana
- Nova Soure
- Nova Viçosa
- Olindina
- Pau Brasil
- Piripá
- Planalto
- Porto Seguro
- Prado
- Ribeira do Pombal
- Ribeirão do Largo
- Santa Cruz Cabrália
- Santa Cruz da Vitória
- Santa Luzia
- Santo Antônio de Jesus
- São Félix
- Sátiro Dias
- Tanhaçu
- Teixeira de Freitas.
- Teodoro Sampaio
- Ubaitaba
- Vereda
- Vitória da Conquista
- Wenceslau Guimarães
Fonte: g1Bahia
Deixe um comentário