O grande volume de água no Rio de Contas obrigou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco – a Chesf – a operar na Usina de Funil nesta segunda-feira (26) operando com 06 comportas e com uma defluência de 1800 m3/seg, o que equivale a 1,8 milhão de litros liberados por segundo. 

A cheia no Rio de Contas  inundou casas e deixou diversas pessoas desabrigadas em vários municípios do Território do Médio Rio de Contas, como Jequié, Jitaúna, Ipiaú, Barra do Rocha e Ubatã. A cheia do rio e a liberação de mais água em Funil preocupa ainda moradores de Ubaitaba, Taboquinhas e Itacaré, que também sofrem com os efeitos da cheia.

A Prefeitura de Ubaitaba, começou a montar abrigos em colégios do município para atender as famílias que estavam sendo retiradas de seus imóveis nas regiões mais próximas ao Rio de Contas, que banha a cidade. A operação começou no sábado (24) e foi intensificada neste domingo (25) diante do avanço das águas na área urbana.

O acesso ao distrito de Piraúna via BR 330, está interditado desde o domingo, dia 25. A interdição provocou a suspensão temporária das linhas de ônibus  Jequié x Ilhéus; Jequié x Itabuna; Jequié x Canavieiras e Jequié x Bom Despacho.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.