O advogado Cristiano Zanin foi oficialmente nomeado como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (5). O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi publicado em edição do Diário Oficial da União.
Zanin vai substituir o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou. O novo ministro tem 47 anos e foi indicado por Lula. Zanin ficou conhecido publicamente por atuar na defesa do petista em processos no âmbito da Operação Lava Jato. O nome do ministro foi aprovado pelo Senado no dia 21 de junho, por 58 votos a 18. Ele passou por sabatina de mais de 8 horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e teve seu nome aprovado no colegiado com placar de 21 votos a 5.
De acordo com a Corte, a posse de Zanin será feita no dia 3 de agosto. Após assumir o cargo, o novo ministro herdará 530 processos do gabinete de Lewandowski. Se mantidas as regras atuais, ele poderá permanecer na cadeira por 28 anos, quando atingirá a idade compulsória de aposentadoria, 78 anos.
Fonte: Metro1
Deixe um comentário