O governo federal anunciou, nesta sexta-feira (13), o envio de 149 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para auxiliar no combate a incêndios florestais no estado do Amazonas.
Este é o pior outubro de queimadas no Amazonas dos últimos 25 anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que compila os dados desde 1998. No mês de setembro, o governador Wilson Lima decretou emergência ambiental no estado, na tentativa de tentar reduzir o impacto do desmatamento ilegal e das queimadas na região.
Nesta quinta-feira (12) o município de Manaus amanheceu, pelo segundo dia consecutivo, encoberto por fumaça. A World Air Quality Index, uma plataforma que acompanha os níveis de poluição no mundo, colocou a capital entre as piores cidades do planeta em poluição do ar devido a situação.
Segundo o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, os brigadistas serão deslocados para o Amazonas entre esta sexta-feira e a próxima segunda (16). De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, atualmente, cerca de 200 brigadistas já atuam no enfrentamento a queimadas no Amazonas.
Fonte: Metro1
Deixe um comentário