Ministro da Educação, Camilo Santana (de terno preto), e a ministra da Saúde, Nísia Trindade (de blusa bege), lançam edital com regras novas vagas de medicina. — Foto: Reprodução

O governo federal definiu a quantidade de novas vagas de medicina que poderão ser abertas por faculdades privadas em cada estado nos próximos anos. A Bahia é o estado que terá direito a mais cadeiras: 900. O segundo é São Paulo com 780. Em todo país poderão ser abertas até 5.700 vagas, distribuídas em, no máximo, 95 novos cursos. Mas eles só poderão se instalar em um dos municípios previamente definidos pelo governo.

As cidades de Itabuna e Ilhéus estão entre as cidades contempladas. Os dois municípios estão entre as 16 cidades apontados pelo governo federal no estado. A Bahia poderá ter 15 novos cursos com 900 vagas abrangendo 257 municípios. 

O objetivo de definir limites para a autorização de novos cursos particulares de medicina é desconcentrar a oferta em determinadas regiões onde já estão saturados e assegurar a qualidade da formação médica no Brasil, atendendo também às necessidades do Programa Mais Médicos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.