O que acontece se eu não regularizar meu título de eleitor? Prazo termina nesta quarta-feira

O prazo para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, solicitar o primeiro título de eleitor, atualizar os dados cadastrais e pedir a transferência de domicílio eleitoral termina nesta quarta-feira (8). Também se encerra hoje o prazo para cadastrar gratuitamente a biometria no cartório eleitoral mais próximo.

É possível consultar a sua situação eleitoral no Portal do TSE ou em um Cartório e zonas eleitorais mais próximas de sua residência. Se a sua situação está REGULAR, significa que a inscrição eleitoral está disponível para o exercício do voto. Caso a situação apareça como CANCELADA, isso quer dizer que o título de eleitor está indisponível para o exercício do voto.

Caso o eleitor vá tirar o título pela primeira vez ou realizar a coleta biométrica, terá que requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo. Quem já tem a biometria cadastrada pode solicitar a regularização do título cancelado através de uma unidade da Justiça Eleitoral ou pelo serviço de Autoatendimento Eleitoral, no site do TSE.

O que pode acontecer com quem não regularizar o título de eleitor

O eleitor que não regularizar o título além de deixar de participar do processo eleitoral, pode também ter problemas para prestar vestibular, realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , fazer a matrícula em universidades públicas, pegar empréstimos bancários em bancos públicos e ainda, para funcionários públicos, é possível até que o salário seja suspenso.

Segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a Bahia possui 1,6 milhão de eleitores com títulos cancelados.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.