As ações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) durante os festejos juninos já resultaram na realização de 44.615 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em 16 municípios baianos. A iniciativa faz parte do conjunto de ações do Governo do Estado para o São João, que recebeu investimento de R$ 8,8 milhões com foco na prevenção, diagnóstico e assistência à população.
Dos exames realizados, 500 apresentaram resultado positivo. Foram registrados 458 casos de sífilis, 17 de HIV, 16 de hepatite C e nove de hepatite B. Entre as pessoas diagnosticadas com sífilis, 141 iniciaram o tratamento imediatamente nos próprios postos de atendimento, reforçando a estratégia de diagnóstico precoce e tratamento oportuno.
Além da testagem, a Sesab distribuiu mais de 1,3 milhão de preservativos e intensificou as orientações sobre métodos de prevenção ao HIV. Ao todo, 1.382 pessoas receberam informações sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), com 11 dispensações realizadas. Já 1.247 pessoas foram orientadas sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), resultando em 53 dispensações. Também foram distribuídos 753 autotestes para HIV.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou a importância da iniciativa e a participação da população. “Os números da testagem mostram a adesão das pessoas. Este é um movimento educativo. Ofertamos os testes e também promovemos a prevenção das ISTs por meio da distribuição de preservativos”, afirmou.
No período dos festejos, as unidades hospitalares estaduais registraram 14 ocorrências relacionadas ao São João. Três atendimentos foram motivados por queimaduras e outros 11 por acidentes com explosivos.
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, contabilizou nove ocorrências. O Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, registrou três atendimentos. Já o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) atenderam um caso cada.
Além disso, os dois postos de saúde montados pela Sesab em Salvador realizaram 108 atendimentos entre os dias 19 e 21 de junho. No Pelourinho foram registradas 81 ocorrências, enquanto em Paripe ocorreram 27 atendimentos. As principais causas de procura pelos serviços foram dor abdominal, cefaleia e intoxicação alcoólica.

