Com apoio dos Carletto, Marão se junta ao Avante e mira novo capítulo político
O ex-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, conhecido como Marão, oficializou sua entrada no partido Avante. A confirmação foi feita pelo deputado federal Neto Carletto neste sábado (12), durante entrevista ao programa Frequência Política, da Rádio Difusora Sul da Bahia.
A filiação de Marão, que vinha sendo especulada nos bastidores, marca uma mudança significativa em sua trajetória política. Prefeito de Ilhéus por dois mandatos consecutivos (2017–2024), ele deixou o PSD, legenda pela qual construiu sua carreira ao lado da mãe, a ex-deputada estadual Ângela Sousa. Agora, se junta ao Avante, partido presidido na Bahia pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto, tio de Neto.
Durante a entrevista, Neto Carletto destacou que ainda não há definição sobre qual cargo Marão deve disputar nas eleições de 2026. As opções discutidas são uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia ou na Câmara dos Deputados. Apesar da indefinição, o deputado garantiu que um compromisso foi firmado com o partido e que ambos seguirão juntos no projeto político.
Nos bastidores, especula-se que Marão possa vir a substituir sua esposa, a deputada estadual Soane Galvão, também filiada ao Avante, em uma eventual candidatura à Assembleia Legislativa.
A mudança de partido também está ligada a um rompimento com o PSD, aprofundado nas eleições municipais de 2024. Na ocasião, Marão contrariou a orientação do presidente estadual da legenda, senador Otto Alencar, ao apoiar a candidatura do ex-secretário municipal Bento Lima à prefeitura de Ilhéus — decisão que não teve respaldo da cúpula estadual.
Com a filiação ao Avante, Marão se posiciona como uma peça estratégica na articulação do grupo liderado pelos Carletto, fortalecendo a legenda no interior da Bahia e se consolidando como um nome de peso para as eleições de 2026.