Prefeitura de Itabuna 2
Prefeitura de Itajuípe

TSE vai destruir 195 mil urnas eletrônicas

Equipamentos estavam fora de uso e foram substituídos por urnas mais modernas

0 88

A Justiça Eleitoral, sob a liderança do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encaminhou para descarte ambientalmente responsável 195.227 urnas eletrônicas do modelo UE 2009, totalizando quase 1,9 mil toneladas de materiais, incluindo baterias e suprimentos essenciais para seu funcionamento. O processo de recolhimento ocorreu em todo o país, começando pela região Norte e sendo concluído no Sudeste. Até o momento, 52% das urnas já foram descaracterizadas.

Foto: Divulgação/TSE

Essa já é o segundo descarte, a primeira remessa de descarte ocorreu em 5 de agosto de 2024, com aproximadamente 13 carretas transportando todo o material armazenado no Tribunal. Segundo o órgão, esses equipamentos possuem uma vida útil média de dez anos, ou cerca de seis eleições, e, ao fim desse período, são descartados e reciclados de maneira sustentável. “Essa ação reforça o compromisso contínuo da Justiça Eleitoral com a preservação ambiental”, afirmou o TSE.

Durante o processo de descarte, as urnas e seus componentes passam por uma triagem detalhada, onde os materiais são separados conforme sua composição. Itens como metais, plásticos, borrachas e placas eletrônicas são classificados conforme seu potencial de reaproveitamento e valor no mercado de reciclagem, garantindo um destino ecologicamente correto para os resíduos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.