Prefeitura de Itabuna e EMASA inauguram reservatórios do Projeto Mais Água
Inauguração dos reservatórios do Projeto Mais Água garante abastecimento regular para mais de 140 mil moradores de Itabuna
Itabuna dará um grande passo para resolver os problemas de abastecimento de água com a inauguração dos reservatórios do Projeto Mais Água, nesta quinta-feira (13), às 15h, no bairro Novo Lomanto. O evento contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Augusto Castro e do presidente da EMASA, Ivan Maia.
A primeira fase do projeto, que recebeu R$ 30 milhões em investimentos, inclui a construção de dois reservatórios: um no bairro Novo Jaçanã, com capacidade para 5 milhões de litros, e outro no Novo Lomanto, com capacidade para 3 milhões de litros. Além disso, foram realizadas melhorias nas redes de adutoras e de distribuição e reformas na Estação de Tratamento de Água (ETA).
A iniciativa beneficiará cerca de 140 mil pessoas das zonas Sul, Oeste e Leste da cidade, eliminando o abastecimento intermitente e garantindo a regularidade no fornecimento de água para os moradores.
Com o novo sistema de abastecimento, o fornecimento de água será diário para 10 localidades do centro e bairros adjacentes, substituindo o antigo sistema de rodízio, em que a distribuição de água era interrompida para permitir o atendimento a outras áreas.
O reservatório do Projeto Mais Água, localizado no Novo Lomanto, já abastece os bairros Lomanto, Mangabinha, Nova Mangabinha, Santa Catarina, Odilon, Teclo Conrado, Zildolândia, parte do centro, o condomínio residencial Vog Grapiúna e o próprio Novo Lomanto.
Para o prefeito Augusto Castro, o Projeto Mais Água é um marco para a cidade: “Durante 50 anos, a população de Itabuna viveu com a insegurança de nunca saber quando teria água. Isso afetava a qualidade de vida e o crescimento da cidade”, afirmou.
Ivan Maia, presidente da EMASA, também comemorou a conquista: “Essa entrega representa um avanço para a segurança hídrica de Itabuna. Estamos investindo em infraestrutura para garantir água de qualidade e contínua para todos”, disse.