Foto: Maurício Leiro / Bahia Notícias

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) reafirmou nesta terça-feira (26) o desejo de entregar o trecho da Fiol [Ferrovia de Integração Oeste-Leste] em 2026. Em julho deste ano, em visita a Ilhéus, no Litoral Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apelou aos empresários que a obra fosse concluída um ano antes do que havia sido acertado. No entanto, o governador considerou que as obras ainda não estão no ritmo ideal.

 “A gente entende que não tá no ritmo que seja suficientemente legítimo para entregar até 2026. A gente acompanha, a gente acaba não podendo dizer, mas no fundo, nós queríamos entregar até 2026”, disse em coletiva de imprensa nesta terça-feira (26). A entrega também incluiria o Porto Sul, também em Ilhéus, que serviria de escoadouro da produção transportada na ferrovia.

O trecho em questão, autorizado por Lula em Ilhéus, é o chamado Fiol 1, com percurso de 537 quilômetros que ligará Ilhéus a Caetité, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano. Além do Fiol 1, a ferrovia tem ainda dois trechos: Fiol 2, entre Caetité e Barreiras, com obras em andamento, e Fiol 3, de Barreiras a Figueirópolis, que aguarda licença de instalação. O governo estuda a concessão desses dois trechos.

 O projeto completo da ferrovia compreende 1.527 km e liga o futuro Porto de Ilhéus a Figueirópolis (TO), fazendo a conexão com a Ferrovia Norte-Sul.

 Na coletiva, Jerônimo disse ainda que pretende até 2026 abrir mais uma licitação para trecho da ferrovia, além de fazer a entrega de portos secos [localizados fora do mar] nas cidades de Jequié e Caetité, no Sudoeste; e Barreiras, no Extremo Oeste.

Fonte:BahiaNotícias

Deixe um comentário

Your email address will not be published.