Ministério da Saúde libera ampliação da faixa etária para vacina da dengue

O Ministério da Saúde, através da Câmara Técnica de Imunizações, liberou na quarta-feira (17) a ampliação das faixas etárias para a vacina da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) no caso das doses que irão vencer no dia 30 de abril. Os imunizantes poderão ser aplicados em pessoas de quatro a 59 anos, a critério dos municípios que tiverem doses sobrando. Até então, as doses estavam restritas a adolescentes de 10 a 14 anos.

A segunda dose será garantida para o público que tomar a vacina nesta antecipação. A pasta informou ainda que não é possível quantificar as doses disponíveis com esta data de validade, uma vez que já foram distribuídas e as aplicações não são informadas imediatamente ao Ministério da Saúde.  Além disso, o ministério solicitou que os estados e municípios melhorem a comunicação para utilizar as doses remanescentes e evitar um possível desperdício.

Por meio de nota técnica, o ministério orientou as secretarias a priorizarem a população entre 6 e 16 anos. Se, mesmo assim, houver risco de sobrarem doses, os profissionais poderão aplicar nas pessoas de 4 a 59.

ITABUNA

A Secretaria de Saúde de Itabuna ainda não divulgou se a nova orientação do Ministério da Saúde já estava valendo para o município. Até a quarta-feira(17), o público alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Dengue no município eram crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. 

O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Itabuna, revelou que  a campanha enfrenta  uma baixa adesão. E não conseguiu atingir nem 10% do público alvo. No município existe um número estimado em 15 mil crianças e adolescentes a serem vacinadas. E até o momento, apenas 1.223 receberam a dose do imunizante.

A coordenadora da Rede Frio, enfermeira Camila Brito, faz um apelo e alerta a população. “Estamos falando de uma doença grave, epidêmica e que pode levar à morte. Então, deixo o alerta aos pais e responsáveis porque se trata de um imunizante extremamente seguro e que na iminência de qualquer circunstância, o município estará apto a manejar essas reações e dar todo suporte para a família e a criança que foi devidamente imunizada”, ressaltou enfermeira Camila Brito.

Até a quarta-feira(17), para receber a dose da vacina era preciso que a criança ou adolescente estivesse acompanhado dos pais ou responsável e apresente Cartão de Vacina, RG e CPF. 

“É importante lembrar que pessoas que tiveram dengue recentemente só podem ser vacinadas num intervalo de seis meses”, orientou a coordenadora da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.