A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) informou que está enfrentando uma série de problemas desde a captação, produção e distribuição de água devido às constantes paralisações no fornecimento de energia elétrica. Ocasionados pelas chuvas e ventos que castigaram a região na última semana. De acordo com a empresa, no último sábado, a Estação de Captação de Rio do Braço, distrito de Ilhéus, e a Estação Elevatória de Água Bruta, na Vila de Mutuns, em Itabuna, tiveram as operações interrompidas por seis horas por falta de energia. 

O  gerente técnico da EMASA, João Bitencourt, ressaltou que foram  quase 30 horas de paralisação entre quarta e sábado. De acordo com o setor de comunicação da EMASA, procurado pela nossa redação, o cronograma de abastecimento de água em Itabuna foi afetado. A empresa informou que, quando a energia retorna, o processo de captação, tratamento e distribuição de água é retomado. 

Acontece que a Emasa opera no sistema de manobras e rodízio, oque implica em atraso no abastecimento. Ou seja, os bairros que seriam abastecidos no sábado, com a falta de energia, passaram para o domingo. Os bairros que seriam atendidos no domingo foram para segunda e assim sucessivamente, gerando um atraso médio de três dias. A normalização do sistema de abastecimento deve levar  entre 15 a 18 dias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.