O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) aprovou a prestação de contas dos três últimos secretários de Saúde de Itabuna, no derradeiro mandato do prefeito Fernando Gomes, falecido no ano passado.

As contas de Uildson Nascimento, que foi secretário de janeiro a 10 de junho de 2020, de Juvenal Maynart (período de 12/06/2020 a 08/07/2020) e de Emerson Oliveira (período de 09/07/2020 a 31/12/2020) foram consideradas regulares pelo conselheiro Plínio Carneiro Filho, conforme relatório de 19 de julho de 2023.

Uildson (que ficou mais tempo no cargo), Juvenal e Emerson se sucederam no comando da Secretaria de Saúde de Itabuna quando todo o País passava pela crise sanitária da covid-19. Nesse período, a alta no valor de insumos e materiais hospitalares necessários ao controle da pandemia gerou descontrole e problemas orçamentários em vários municípios. Muitos gestores foram denunciados por suposto desvio de recursos públicos. Em relação aos três gestores do SUS, em Itabuna, o TCM-BA não encontrou irregularidades.

No relatório, Plínio Carneiro aponta algumas desconformidades de ordem técnica na prestação de contas, mas ressalta que “não causam impacto a ensejar aplicação de multa aos responsáveis”.

Atualmente, Uildson Nascimento é assessor parlamentar da vereadora de Ilhéus, Enilda Mendonça (PT), e pode assumir a Controladoria da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Juvenal Maynart foi nomeado em março deste ano diretor-administrativo-financeiro da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa). Emerson Oliveira é enfermeiro e funcionário público do município de Itabuna. Informações do Blog do Gusmão.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.