Brasil tem mais de mil mortes por dengue em 2024 e se aproxima de recorde histórico

De acordo com dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil ultrapassou o número de mil óbitos por dengue em 2024. A marca foi alcançada nesta quarta-feira(4). Ao todo o país registrou 1.020 mortes nas primeiras treze semanas deste ano.

No mesmo período do ano passado, em 3 meses, o Brasil tinha 388 mortes. Até o momento,  foram registrados 2.671.332 casos nas primeiras treze semanas deste ano, uma taxa que, até então, nunca tinha sido vista. Em 2023, foram 589.294 casos entre as semanas 01 e 13.

O governo também divulgou que a maioria dos estados brasileiros já superou o pico de casos de dengue. Oito estados estão em “tendência de queda consolidada” e 12 estão em “tendência de estabilidade”.Até o momento, 11 unidades da federação decretaram emergência devido ao número de casos de dengue: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

No último boletim divulgado na terça-feira(02), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), confirmou mais quatro mortes por dengue. Com isso, o número total de óbitos pela doença no estado subiu para 27. Já foram notificados na Bahia mais de 90 mil casos prováveis da doença. De acordo com a Sesab, 275 municípios da Bahia estavam em estado de epidemia de dengue, enquanto outros 56 estavam em risco e 16 em alerta.  Ainda segundo a Sesab, a Bahia tem uma taxa de letalidade de 1,5, menor do que a média nacional.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.