Com deslizamento de encostas, hospital inundado e casas alagadas Defesa civil de Itabuna estende alerta amarelo para fortes chuvas

A Defesa Civil de Itabuna estendeu o Alerta Amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), até quinta-feira(18). De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN),choveu cerca de 130 mm durante a madrugada de terça-feira(16). Deslizamento de encostas, hospital inundado, além de alagamentos em avenidas e casas foram alguns dos prejuízos registrados em Itabuna.

No loteamento Gegeu Rocha no bairro Fonseca, parte de duas casas desabaram, sendo necessário a interdição do local. “Uma avenida de casas em uma encosta desabou. Por isso, notificamos os responsáveis e interditamos porque não tem condições de nenhuma das famílias ficar no local”, disse o coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito.

O Hospital São Lucas também sofreu com o alagamento. Pacientes em tratamentos oncológicos e renais precisaram ser transferidos para o Hospital Calixto Filho.

Por meio de nota, a unidade de saúde informou que as intensas chuvas causaram o transbordamento da calha principal do telhado do Hospital São Lucas. Diante da situação, a equipe de manutenção da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi acionada para realizar o desentupimento, porém, os danos causados pelas chuvas comprometeram também a rede elétrica da unidade. A equipe realizou avaliações para garantir a segurança e a estabilidade das instalações hospitalares.

Disse ainda que a transferência dos pacientes ocorreu como medida preventiva e em prol da segurança, além de garantir a continuidade do atendimento médico de forma segura e eficaz.

Além disso, uma árvore caiu na Avenida Félix Mendonça, no bairro Goes Calmon. E vários pontos de alagamentos foram registrados. Na rua Neiva Oliveira, no bairro Lomanto, a água invadiu várias casas. De acordo com a defesa civil, sete ocorrências foram registradas durante a terça-feira(16).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.