Itabuna fica fora da lista de cidades liberadas pela Sesab para ampliar faixa etária de vacinação contra dengue

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), autorizou que 54 cidades ampliem a faixa etária de vacinação contra a dengue. A medida foi tomada para aproveitar as doses próximas do vencimento em 30 de abril. Anteriormente restrita a jovens de 10 a 14 anos, a cobertura foi estendida para incluir crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.  

Ainda na quinta-feira(18). o Ministério da Saúde indicou que a estratégia poderá se expandir para pessoas de até 59 anos e 11 meses, dependendo do estoque disponível nos municípios. 

Itabuna não está na lista de municípios que poderão ampliar a faixa etária do público alvo. De acordo com a coordenadora da Rede Frio, enfermeira Camila Brito, os municípios que receberam a liberação são aqueles que têm em estoque doses próximas do vencimento em 30 de abril. As  4.830 doses da vacina Qdenga recebidas pelo município só terão vencimento em 30 de junho. 

Além disso, a coordenadora da  da Rede Frio informou a OZITV que a Secretaria de Saúde do Município está avaliando a possibilidade de acordar com o estado a ampliação da público alvo no município. “Em virtude da baixa adesão, a gente tem ainda uma quantidade de dose muito grande dentro do município”, ressaltou Camila. 

No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Itabuna, o município só conseguiu atingir 10% do público alvo. No município existe um número estimado em 15 mil crianças e adolescentes a serem vacinadas. E até o momento, apenas 1.223 receberam a dose do imunizante.

Para receber a dose da vacina é preciso que a criança ou adolescente esteja acompanhado dos pais ou responsável e apresente Cartão de Vacina, RG e CPF. “É importante lembrar que pessoas que tiveram dengue recentemente só podem ser vacinadas num intervalo de seis meses”, orientou a coordenadora da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.