Foto: Reprodução/Redes Sociais

A trégua entre Hamas e Israel na Faixa de Gaza será estendida por mais dois dias, de acordo com informações divulgadas pelo porta-voz da Chancelaria do Catar, pouco antes do fim do cessar-fogo em vigor desde a sexta-feira (24). O Hamas confirmou a trégua e uma liderança do grupo afirmou que uma nova lista de reféns está sendo elaborada.

A Casa Branca também reiterou a informação, mas ainda não há comentário por parte do governos israelense. Antes do anúncio, os dois lados do conflito sinalizaram disposição para ampliar o cessar-fogo, destinado prioritariamente ao retorno dos reféns capturados pelo Hamas no dia 7 de outubro, além de permitir a entrega de ajuda humanitária à população na Faixa de Gaza. O acordo também possibilitou que prisioneiros palestinos fossem libertados.

Com a nova pausa, ao menos 20 reféns poderão voltar para casa já nos próximos dias. Desde sexta-feira, 13 israelenses têm sido libertados pelo Hamas por dia, além de cidadãos da Tailândia, Filipinas e da Rússia, uma libertação que teria sido mediada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. Nesta segunda-feira (27), está previsto o retorno de 11 israelenses e de 33 palestinos.

Apesar da nova pausa, não há sinais de que um cessar-fogo prolongado possa ser anunciado em breve. No domingo (26), em conversa com o presidente dos EUA, Joe Biden, o premier Benjamin Netanyahu disse que, assim que a trégua humanitária chegar ao fim, a guerra será retomada com força total.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:Metro1

Deixe um comentário

Your email address will not be published.