Foto: Pixabay/Pexels

A vacina contra a dengue, Qdenga, deve começar a ser distribuída para 521 cidades escolhidas pelo governo federal a partir da próxima semana. A liberação ocorreu após a fabricante do imunizante traduzir a bula dele para o português, uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A informação foi divulgada na quinta-feira (1°), pelo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti. O anúncio ocorreu durante uma reunião na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), em Brasília. 

O esquema de vacinação deverá priorizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, devido a quantidade restrita de doses que chegarão no Brasil inicialmente. A decisão foi tomada porque jovens desta faixa etária representam um dos maiores números de pessoas hospitalizadas por conta da doença.

Entre os 500 municípios anunciados, cerca de 115 são baianos. Entre eles estão 29 cidades da região cacaueira: Itabuna; Coaraci; Camacan; Gongogi; Itajuípe; Ubaitaba; Maraú; Pau Brasil; Barro Preto; Ubatã; Ibicaraí; Buerarema; São José da Vitória; Itapé; Almadina; Jussari; Aurelino Leal; Ibirapitanga; Floresta Azul; Santa Cruz da Vitória; Itapitanga; e Itaju do Colônia. Além de Ilhéus; Uruçuca; Santa Luzia; Itacaré; Una; Mascote; Canavieiras; e Arataca.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.